Para este primeiro período iremos realizar algumas palestras, entre elas "Taipas, a Capital da Cutelaria". Esta irá ser a primeira a desenvolver-se no dia 26 de Novembro, palestrada por Dr. Carlos Marques. O local a ser desenvolvida será certamente na biblioteca da nossa escola. O público-alvo que irá estar presente será as turmas C e D do CNO. O objectivo fundamental para esta palestra será certamente, formalizar e dar a conhecer que a vila é a capital da cutelaria.
Relativamente à pesquisa encontramos esta informação no jornal da Vila "Reflexo":
"Este sector da indústria que, desde tempos remotos, marca a história da vila, Marques da Silva sugeriu que passe a constar no brasão que identifica a Vila das Taipas, um símbolo alusivo a cutelaria. Em resposta a proposta de Manuel M. da Silva, Remisio de Castro fez notar que no actual brasão que identifica a vila existe já um símbolo heráldico (duas rodas dentadas) cujo objectivo e, precisamente, o de fazer uma alusão a industria das cutelarias.
Relativamente a atribuição do título de capital das cutelarias a vila das Taipas, Mário Dias de Castro, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia, foi o primeiro a concordar com Manuel Marques, referindo-se as Taipas como sendo a terra dos últimos baluartes das cutelarias no pai. E deixou a garantia de que desenvolvera todos os esforços necessários para que este sector, uma actividade que continua a ter impacto na vila, que lembra o esforço muito grande.
que fizeram os nossos antepassados., hoje, ganhe uma nova projecção a nível nacional."
0 comentários:
Enviar um comentário