A animação sociocultural e desportiva é bastante intensa na localidade. Colectividades culturais, desportivas e recreativas dão a esta vila um merecido reconhecimento no panorama regional. Destaquemos então as mais significativas:
*Clube de Caçadores das Taipas (CTT): fundado em 1923 é o segundo clube desportivo mais antigo de Guimarães. No inicio desenvolveu uma actividade notável na caça, sector que lhe era especifico mas voltou-se para o futebol, tendo-se filiado na Associação de Futebol de Braga em 1925. São inúmeros os troféus, quer nos escalões seniores, quer nos juvenis.
*Centro de Actividades Recreativas Taipenses (CART): fundado em 1974, é uma associação artística, cultural e desportiva de utilidade pública que mobiliza, na localidade, a realização de actividades sociocultural. O objectivo é prestar à população condições para a prática desportiva, cultural e recreativa.
*A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas. Já com 120 Anos ao serviço de vidas humanas. Possuem um imenso património contendo um edifício com salas de conferências, auditório, piscina e campo de futebol de relva sintáctica, contendo também um pequeno museu com algumas relíquias de combate a incêndios.
*Banda Musical das Taipas: É a colectividade mais antiga das taipas, fundada em 1834. Vivendo sempre em dificuldades, mas “com as contas em dia”, esta colectividade tornou-se um exemplo de longevidade, de tenacidade e de persistência contra as adversidades, marcando ao longo de mais de 170 anos um lugar de relevo em termos de carreira artística com muitos êxitos somados em concursos de âmbito regional e mesmo nacional.
0 comentários:
Enviar um comentário