segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Olhar no passado

Ponte Romana: (Monumento Nacional)

Esta Ponte foi construída pelos romanos aquando da sua ocupação na Vila devido á descoberta das santas águas termais de Caldas das Taipas, medieval, servia para travessia de pessoas e bens, julgada monumento nacional atribuído por decreto-lei 19-02-1926.








Hotel da Termas

Do lado esquerdo as termas deparamo-nos com este fantástico hotel, mantendo a traça clássica, com deslumbrantes salões para festas onde outrora se realizavam grandiosos bailes. Este hotel era o retiro do escritor Ferreira de Castro, onde descansava e ganhava inspiração para as suas
obras.









Termas

A estância termal das Caldas das Taipas integra, hoje, um edifício de razoáveis proporções e sóbria traça de inspiração neoclássica oitocentista, sendo estas águas termais as únicas do país capazes de proporcionar uma eficaz cura para as doenças de pele. São também excelentes para o tratamento de afecções crónicas do aparelho respiratório, rinites, estomatites, faringites, asma, bronquites, gastrites, gastroenterites especialmente atónicas, enterocolites e outras doenças crónicas do aparelho digestivo. De notável acção curativa nas diabetes, no reumatismo, artritismo e nas doenças de nutrição. Foram descobertas novas riquezas netas águas que proporcionam novas capacidades terapêuticas, cuja eficácia foi demonstrada em acidentes físicos, atletas lesionados e doentes com acidentes vasculares cerebrais.




Igreja Velha

A igreja Velha das Caldas das Taipas também conhecida como igreja de São Tomé, e também de Santo O vídeo onde se venera desde o século XVII e festeja este Santo na segunda quinzena de Agosto de cada ano. Hoje servindo de capela mortuária.

















Igreja Matriz

Foi no dia 11 De Abril de 1915 a Inauguração da Igreja Matriz. A benemerência do Ex. Mo Conde de Agrolongo dotou a bela de uma igreja formosa e esbelta cortada nos moldes clássicos do estilo bizantino, modificado algum tanto pelas exigências do gosto moderno.







0 comentários:

Enviar um comentário