segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Olhar no passado

Ponte Romana: (Monumento Nacional)

Esta Ponte foi construída pelos romanos aquando da sua ocupação na Vila devido á descoberta das santas águas termais de Caldas das Taipas, medieval, servia para travessia de pessoas e bens, julgada monumento nacional atribuído por decreto-lei 19-02-1926.








Hotel da Termas

Do lado esquerdo as termas deparamo-nos com este fantástico hotel, mantendo a traça clássica, com deslumbrantes salões para festas onde outrora se realizavam grandiosos bailes. Este hotel era o retiro do escritor Ferreira de Castro, onde descansava e ganhava inspiração para as suas
obras.









Termas

A estância termal das Caldas das Taipas integra, hoje, um edifício de razoáveis proporções e sóbria traça de inspiração neoclássica oitocentista, sendo estas águas termais as únicas do país capazes de proporcionar uma eficaz cura para as doenças de pele. São também excelentes para o tratamento de afecções crónicas do aparelho respiratório, rinites, estomatites, faringites, asma, bronquites, gastrites, gastroenterites especialmente atónicas, enterocolites e outras doenças crónicas do aparelho digestivo. De notável acção curativa nas diabetes, no reumatismo, artritismo e nas doenças de nutrição. Foram descobertas novas riquezas netas águas que proporcionam novas capacidades terapêuticas, cuja eficácia foi demonstrada em acidentes físicos, atletas lesionados e doentes com acidentes vasculares cerebrais.




Igreja Velha

A igreja Velha das Caldas das Taipas também conhecida como igreja de São Tomé, e também de Santo O vídeo onde se venera desde o século XVII e festeja este Santo na segunda quinzena de Agosto de cada ano. Hoje servindo de capela mortuária.

















Igreja Matriz

Foi no dia 11 De Abril de 1915 a Inauguração da Igreja Matriz. A benemerência do Ex. Mo Conde de Agrolongo dotou a bela de uma igreja formosa e esbelta cortada nos moldes clássicos do estilo bizantino, modificado algum tanto pelas exigências do gosto moderno.







segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projectos a realizar


Para este primeiro período iremos realizar algumas palestras, entre elas "Taipas, a Capital da Cutelaria". Esta irá ser a primeira a desenvolver-se no dia 26 de Novembro, palestrada por Dr. Carlos Marques. O local a ser desenvolvida será certamente na biblioteca da nossa escola. O público-alvo que irá estar presente será as turmas C e D do CNO. O objectivo fundamental para esta palestra será certamente, formalizar e dar a conhecer que a vila é a capital da cutelaria.


Relativamente à pesquisa encontramos esta informação no jornal da Vila "Reflexo":

"Este sector da indústria que, desde tempos remotos, marca a história da vila, Marques da Silva sugeriu que passe a constar no brasão que identifica a Vila das Taipas, um símbolo alusivo a cutelaria. Em resposta a proposta de Manuel M. da Silva, Remisio de Castro fez notar que no actual brasão que identifica a vila existe já um símbolo heráldico (duas rodas dentadas) cujo objectivo e, precisamente, o de fazer uma alusão a industria das cutelarias.
Relativamente a atribuição do título de capital das cutelarias a vila das Taipas, Mário Dias de Castro, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia, foi o primeiro a concordar com Manuel Marques, referindo-se as Taipas como sendo a terra dos últimos baluartes das cutelarias no pai. E deixou a garantia de que desenvolvera todos os esforços necessários para que este sector, uma actividade que continua a ter impacto na vila, que lembra o esforço muito grande.
que fizeram os nossos antepassados., hoje, ganhe uma nova projecção a nível nacional."

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Instituições da Vila

A animação sociocultural e desportiva é bastante intensa na localidade. Colectividades culturais, desportivas e recreativas dão a esta vila um merecido reconhecimento no panorama regional. Destaquemos então as mais significativas:

*Clube de Caçadores das Taipas (CTT): fundado em 1923 é o segundo clube desportivo mais antigo de Guimarães. No inicio desenvolveu uma actividade notável na caça, sector que lhe era especifico mas voltou-se para o futebol, tendo-se filiado na Associação de Futebol de Braga em 1925. São inúmeros os troféus, quer nos escalões seniores, quer nos juvenis.






*Centro de Actividades Recreativas Taipenses (CART): fundado em 1974, é uma associação artística, cultural e desportiva de utilidade pública que mobiliza, na localidade, a realização de actividades sociocultural. O objectivo é prestar à população condições para a prática desportiva, cultural e recreativa.







*A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas. Já com 120 Anos ao serviço de vidas humanas. Possuem um imenso património contendo um edifício com salas de conferências, auditório, piscina e campo de futebol de relva sintáctica, contendo também um pequeno museu com algumas relíquias de combate a incêndios.








*Banda Musical das Taipas: É a colectividade mais antiga das taipas, fundada em 1834. Vivendo sempre em dificuldades, mas “com as contas em dia”, esta colectividade tornou-se um exemplo de longevidade, de tenacidade e de persistência contra as adversidades, marcando ao longo de mais de 170 anos um lugar de relevo em termos de carreira artística com muitos êxitos somados em concursos de âmbito regional e mesmo nacional.